O curso de capacitação sobre a “monilíase” do cacaueiro aconteceu entre os dias 24 e 25/05, nas instalações do Campus Valença. Promovido pela CEPLAC e ADAB/Fiscalização Agropecuária Estadual, com o apoio do IF Baiano. O curso visa apresentação e conscientização da monilíase do cacaueiro – uma doença devastadora para os cacaueiros, que se manifesta atingindo a produção de cacau em toda a região produtora das Américas, mas até o momento não existe no Brasil, e por isso mesmo precisa-se pensar em planos de monitoramento e contingência.
O curso contou com a presença de técnicos, agrônomos e extencionistas rurais dos órgãos envolvidos e representantes de diversos segmentos da comunidade regional, que serão os agentes multiplicadores nas suas áreas de atuação.
Para o técnico Josevaldo Alves “o curso foi muito interessante porque tratou de uma doença que ainda não existe no Brasil, mas já é uma ameaça à cacauicultura nacional e as formas de prevenção e controle precisam ser pensadas”. Para o técnico agrícola Claudio, que também participou do curso, “é válido a formação de agentes multiplicadores”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário