Páginas

segunda-feira, 26 de março de 2012

Estudantes visitam Fazenda Vale do Juliana e CEPLAC/Sede Regional


Nos dias 14 e 15 de março os alunos do Curso Técnico em Agropecuária Subseqüente estiveram em visita técnica juntamente com os professores Luciana Carvalho e Antônio Jorge Menezes conhecendo as instalações e processos produtivos da Fazenda Vale do Juliana (Igrapiúna) e da sede regional da CEPLAC (Itabuna). Além da visita a área de piscicultura em ambos os locais, foram visitados setores com cultivo de plantas medicinais, horticultura, viveiros de mudas de pupunha e seringueira, setor de apicultura e produtos oriundos da produção apícola.

A fazenda Vale do Juliana juntamente com o AguaVale fazem parte de um projeto do grupo ODEBRECHT sendo um exemplo na produção de peixes, desde seu inicio como ovo para produção de alevinos até a comercialização do peixe com tamanho e peso comercial, tendo sua produção de alevinos oriundos de excelentes matrizes e reprodutores de alto valor genético. Além de material vegetal de alto valor comercial como produção de cacau, seringueira, pupunha, cravo da índia, etc.

Na oportunidade os alunos também visitaram a Fábrica de Cacau da CEPLAC, onde se produz chocolate de alto teor de cacau. Os estudantes tiveram a oportunidade de verificarem todo o processo de fabricação até o bombom, finalizando com a degustação.

Durante o percurso foi identificados os diversos cenários de cultivos diversificados, relevo, vegetação e manchas de mata atlântica com identificação de diversos espécimes de interesse econômico. A parte estrutural do solo foi ressaltada para conhecimento de todos os alunos como complementação de conhecimentos das disciplinas abordados no período letivo passado.

A visita foi de imenso aprendizado pedagógico para os alunos e também aos professores responsáveis pela mesma, pois o conhecimento visto em sala de aula pode ser demonstrado em laboratórios a céu aberto de elevada produção e organização como os setores visitados.

Por: Prof. Antônio Jorge e Profª Luciana Carvalho



Nenhum comentário:

Postar um comentário